Terceirinha

Terceirinha: Um poço de recalques!

Bastou a SEGA anunciar um mísero jogo em 2D onde existe o intuito de resgatar o estilo clássico do Sonic para nos defrontarmos com um poço de ressentimentos dos ditos modernistas. Mas existe um motivo racional para isso acontecer…

Nas últimas duas semanas existe algo de podre e ao mesmo tempo hilariante no ar: trata-se do desprezo que os ditos modernistas da comunidade Sonic estão demonstrando com o Sonic Mania, o jogo em 2D que está sendo feito a priori pelo pessoal “classicista” da Sonic Retro com o aval oficial da SEGA.

Enquanto toda equipe da Sonic Evollution pelo Skype acompanhava a transmissão ao vivo no dia 22 de julho de 2016 do evento de Sonic na Comicon, onde já se planejava notícias, vlogs, podcasts, gameplays e todos os conteúdos possíveis eu fui na contramão e fique apenas lendo os comentários no facebook de algumas páginas simpáticas aos modernistas da comunidade e eu não me arrependo pois foi algo muito engraçado.

Na Planeta Sonic era visível a “decepção” do não anúncio de Sonic Adventure 3 e a oficialização de um jogo dos moldes antigos, parece que muita gente acreditou naquela previsão furada do Miller de um novo Adventure com o Shadow como estrela e o Sonic com os wisps. É sempre bom lembrar as barrigadas do “jornalista” nestes momentos de revelações.

Já os babacas da Zona Sonic (a antiga World Sonic – TM, sim, eles mudaram o nome da página para algo que combine mais com eles, afinal aquela página é uma zona) um ou outro post sobre o mesmo. E depois passaram a ignorá-lo, até fizeram uma série de posts sobre os personagens ignorando o fato de dois novos games terem sido anunciados.

E os comentários de pessoas de ambas as páginas dizendo que era muito pouco um game como Sonic Mania e que esperavam mais e que aquilo era algo horrível para franquia. A choradeira foi longa e extensa até a SEGA divulgar o trailer do “Project Sonic”. Não acredita em mim? Leia esse pequeno mosaico de prints que sintetizam bem o que estou dizendo:


Imagem 1: Choradeira generalizada (clique aqui para ampliar)

Nos dias que se passaram as duas páginas acima fizeram algo que apesar de previsível é interessante de se notar: Só deram destaque ao “Project Sonic” e só na parte 3D do moderno, esquecendo que o mesmo será um sucessor espiritual do Sonic Generations e que provavelmente terá coisas da franquia clássica.

Em várias comunidades quando o assunto é Sonic Mania estes mesmos modernistas só destilam preconceitos, chavões e desprezo. Mas é algo elucidativo pois cai a máscara e o que vemos são hipócritas. Quer um exemplo, deixo o print de um post de um modernista na EAJS:


Imagem 2: Exageros e preconceitos (clique aqui para ampliar)

Neste post devidamente registrado na imagem acima é possível notar que o nosso amigo confunde um debate saudável e até mesmo o ceticismo moderado de algumas pessoas no grupo em relação ao Sonic Mania com “mimimi”, gosto pessoal e fanatismo, já que ele pensa que a EAJS é como se fosse a Planeta Sonic onde todo mundo tem que ter um pensamento único. As respostas foram avassaladoras e você pode consultar aqui. Cheguei a responder o cara mas o mesmo partiu para um monte de exageros com respostas pomposas mas sem conteúdo nenhum. Foi necessário um outro post com uma enquete onde a pergunta foi se alguém detestou Sonic Mania e a maioria esmagadora disse não porém deixaram suas ressalvas, o que para mim é totalmente natural.

Hipocrisia

Antes de julho de 2016 aqueles fãs dos clássicos como eu que abertamente diziam que não gostavam do moderno éramos (e ainda somos) tachados de radicais, velhos, haters e “falsos fãs” pois “fãs de verdade tem que curtir tudo” e etc e eles se denominavam fãs completos que “gostam de todas as fases” e nós éramos os sectários malvados que queria o fim da franquia e da SEGA e outras baboseiras.

Mas só foi o anúncio de um único jogo “classicistas” que fica nítido que toda esta aura de “fã perfeitinho” do Sonic vai por água a abaixo, pelas postagens (são inúmeras, basta pesquisar que você acha) fica claro o que eles querem mesmo é o fim completo do Sonic Clássico e a continuação de games como Sonic Adventure, Heroes e Unleashed.

O ponto aqui não é gostar e deixar de gostar e sim da hipocrisia, cadê a isonomia e a imparcialidade que estas páginas modernistas alegavam ter?

Não eram eles os verdadeiros paladinos do fandom e que defendiam todos os fãs com unhas e dentes? Qual o motivo de tanto ressentimento? Por que tanto recalque?

Tudo isso é decepção? Sabe, desde 2001 quando o assunto é Sonic eu só tive decepções vindas da SEGA e creio que vários fãs dos clássicos também passaram por isso mas ninguém morreu por causa disso, pelo contrário, grande parte dos “classicistas” convictos são sinceros com o público (posso dizer por mim, se eu gosto do jogo eu falo que é bom e se não gosto falo que é ruim e ponto final) enquanto muitos destes moleques partiram para falsidade a fim de agradar gregos e troianos mas no menor sinal a máscara cai e todo aquele ressentimento vem à tona. E isso é ótimo de se ver.

Mas esse ressentimento todo tem um motivo

Vamos ser racionais: Um único jogo do estilo clássico que tem cara de ser um spinoff e ainda nem foi lançado e nem sabemos se será um bom jogo, se o Sonic Moderno é o sucesso que os modernistas alegam ser, por que da preocupação?

A resposta é simples e óbvia: Eles temem que o jogo seja um sucesso estrondoso de vendas e derrubem os seus frágeis argumentos.

Estamos vivendo na indústria do entretenimento uma fase de transição onde sucessos do passado estão renascendo e dando chutes na bunda dos modernistas. Star Wars, a Marvel e DC no cinema são exemplos. Nos games, uma era de remakes nos assolam e também estão trazendo muitos lucros.

Franquias clássicas como Pokémon estão arrebentando a banca, um sentimento generalizado de nostalgia paira no ar e a SEGA quer aproveitar essa onda para lucrar bastante e sair da crise que está metida há anos.

Entenderam o medo? Por trás de todo esse ressentimento está o medo de perderem o frágil argumento que Sonic moderno é um sucesso. Qualquer um que examine números verá que a franquia Sonic está em decadência avançada por causa do Sonic Moderno e o retorno aos clássicos pode ser uma sentença de morte dessa fase negra da franquia.

A repercussão de Sonic Mania foi estrondosa e abafou o Project Sonic, só mesmo as páginas modernistas deram destaque ao jogo em 3D. Acho que é a “maldita imprensa classicista illuminati comunista reptiliana anti-SEGA” mostrando do que é capaz! Kkkkk

Não sei se o Sonic Mania será um jogo bom, se ele será um sucesso e se a SEGA vai dar continuidade, só sei que a repercussão no fandom é educativa e espero que ajude a abrir os olhos de muitos que acreditam que apenas alguns “classicistas” criam confrontos, muito pelo contrário, essa divisão e estes intermináveis confrontos são úteis para muitas destas páginas que se dizem “isentonas” mas na verdade tem muito a ganhar com estas brigas e estes ressentimentos.

–-//–

PS: Fazia tempo que não escrevia nada aqui para a Sonic Evollution mas eu não me esqueci da Terceirona “clássica” sobre a situação atual da SEGA como eu sempre faço, o problema é que em 2016 está difícil encontrar análises financeiras sobre o fechamento do balanço da SEGA o que é muito estranho, sempre que escrevo sobre isto eu procuro ler tudo que sai na imprensa financeira para ter um norte sobre a situação porém dessa vez nada ocorreu, portanto vou esperar um pouco mais para falar de um assunto que sempre requer cuidado.

PS2: Resolvi censurar o nome e as fotos do mosaico acima por dois motivos: primeiro por uma questão ética, afinal estes comentários não foram feitos na Sonic Evollution e nem no NCDF e sim em outras páginas e segundo por uma questão legal, justamente por não serem comentários destinados a S.E e o NCDF. Mas todos eles são reais e basta seguir o links para você ler o original (desde que a pessoal não apague o post).

PS3: Em breve vai sair uma podcast aqui na S.E. com a minha opinião mais cristalina sobre o Sonic Mania e o Project Sonic, mas por enquanto você pode ver as minhas primeiras impressões no vídeo que gravei no meu canal no Youtube e que você pode assistir abaixo:.

––

Download deste artigo: [PDF][HTML] (Dropbox)

Texto original da SonicEvollution.com

Todas as colunas escritas pelo Casper na Sonic Evollution

Disclaimer: A opinião e as convicções e repostas contidas neste artigo não expressam e não refletem a opinião dos webmasters da Sonic Evollution e sim as opiniões do seu autor.

Sobre o colunista

CasperEdson Rodrigues, 31 anos, paulistano, formado em Ciências da Computação e um nerd/gamer desde criancinha que usa a alcunha de Casper por ser um branquelo que não vai á praia. É o webmaster do site NCDF e conselheiro/newswriter da S.E.

Acesse o blog do CasperAssista o canal do Casper no YoutubeSiga o Casper no Twitter

Sobre o autor

Casper

Edson A. Rodrigues, 32 anos, paulistano, formado em Ciências da Computação e um nerd/gamer desde criancinha que usa a alcunha de Casper por ser um branquelo que não vai à praia. É o webmaster do site Na Casa do Fantasma e dono do canal homônimo no Youtube e colunista/conselheiro/newswriter da S.E. :)