Mega Drive

Sonic the Hedgehog 1 – Mega Drive

Sonic the Hedgehog para Mega Drive foi o primeiro jogo da série, lançado nos Estados Unidos e na Europa em 23 de junho de 1991. Desde então, foi a primeira vez em que a SEGA teve pulso suficiente para competir com a sua grande rival da época, a Nintendo, com seu console SNES. Com o sucesso, Alex Kidd, que era a principal mascote da SEGA, perdeu seu cargo para o azulão.

Depois do Mega Drive e o enorme êxito do personagem, Master System e Game Gear também receberam o jogo do ouriço.

Enredo

South Island, uma ilha misteriosa que não tem uma localização muito precisa no oceano, abriga as seis esmeraldas do caos, as quais contém uma fonte de energia muito valiosa, aptas para dar uma grande fonte de poder para quem as conseguir.

Dr. Robotnik, um cientista maluco que tem o plano de dominar o mundo, vai em busca das esmeraldas para colocar seu plano em prática. O vilão monta sua base na ilha, a Scrap Brain, mas ele não contava com um grande obstáculo: Sonic the Hedgehog.

O ouriço descobrindo que havia algo errado na ilha, resolve investigar. O azulão descobriu que Dr. Robotnik estava sequestrando os animais e transformando-os em robôs para auxiliá-lo em seu plano maligno.

Sonic começa a deter o vilão indo atrás das esmeraldas e salvando os animais das garras do doutor!

Gameplay

Sonic the Hedgehog é um jogo de plataforma que proporciona uma experiência única ao jogador, devido a sua jogabilidade simples e direta.

 

O objetivo do ouriço é coletar anéis, destruir badniks e claro, localizar as esmeraldas antes que Dr. Robotnik. Para isso, o jogo conta apenas com os botões direcionais e um botão de ação – todos os botões de ação do controle equivalem a uma habilidade.

Os botões fazem com que o ouriço salte para destruir badniks, alcançar lugares mais altos e quebrar monitores para conseguir itens. Além desta habilidade, Sonic também conta com o Spin Attack, o que facilita também a obtenção dos itens e derrotar os inimigos. Para utiliza-lo, o ouriço tem que estar em alta velocidade. Nesse momento o jogador pressiona o direcional para baixo e o ouriço faz o giro supersônico.

Gráficos

A SEGA tinha a missão de demonstrar todo o poder gráfico do Mega Drive com o jogo. Ele faz jus a missão, trazendo gráficos e qualidade surpreendentes, contando com uma grande gama de cores, gráficos com detalhes ricos e muito bem construídos. Cada fase tem o seu estilo próprio, sua própria gama de cores e muito dificilmente acontecem bugs que atrapalham a jogatina.

Os personagens também chamam a atenção, contando com uma variedade notória de sprites e movimentos. Os badniks também são dos mais variados, que combinam perfeitamente com as zonas.

Os cenários são dos mais diversos, com fundos únicos. O Special Stage também é um show à parte que contam, inclusive, com referências artísticas para enobrecer a obra.

Trilha Sonora

O jogo é muito bem trabalhado nesse quesito, uma real obra de arte. Além de contar com efeitos sonoros variados – molas, anéis, badniks, etc – a trilha sonora do jogo completa ainda mais a experiência do jogador, deixando o ambiente de forma harmonioso e completo.

 

Muito emblemática, todos os fãs e jogadores de videogames conhecem a música da Green Hill Zone: é a marca registrada do ouriço. As músicas foram compostas por Masato Nakamura, do grupo Dreams Come True, que também teve participação em Sonic the Hedgehog 2.

Diversão

Embora o jogo seja um pouco curto – contando apenas com 6 fases divididas em três atos – a simplicidade do jogo, sua história e trilha sonora são certamente cativantes. Em diversos momentos o jogador é desafiado a ultrapassar obstáculos e combater o vilão de maneira penosa, fazendo com que a dificuldade do game seja muito equilibrada e satisfatória.

 

Sonic the Hedgehog 1 também conta com o quesito de exploração, fazendo com que a fase tenha alguns caminhos alternativos para chegar ao final, itens e anéis escondidos. Outro fato que também completa a diversão são os Special Stages, que além de fazer com que Sonic termine a fase com no mínimo 50 anéis – necessários ter acesso ao estágio –  trazem uma maneira alternativa do jogador conhecer a história do jogo.

Special Stage

 Os estágios especiais em Sonic the Hedgehog 1 servem para que você possa coletar as seis esmeraldas do caos. Para ter acesso, você precisa terminar o ato com pelo menos 50 anéis. No final do estágio aparecerá um grande anel: basta pular e você será redirecionado ao estágio especial, antes de ir para o próximo ato.

No total são seis estágios variados. Conforme você vai avançando no jogo, o nível de dificuldade também aumenta. Mesmo que você não consiga coletar a esmeralda, você passará para o próximo estágio. Somente após você passar por todos eles que você voltará para o que você não conseguiu. Ou seja, se você coletou as esmeraldas do estágio 1, 3 e 5, você só voltará ao 2 e ao 4 apenas quando você passar pelo estágio 6.

Nos Special Stages você também conta com alguns itens que podem ou não te ajudar:

 : servirá para você reverter o estágio;
 : deixará o estágio mais lento;
 : deixará o estágio mais rápido;
 : fará você sair do stage;
 : servirá como mola;

Monitores

Os monitores são a forma do ouriço conseguir itens durante o jogo. São dos mais variados:

 Rings: 10 anéis
 Shield: dá a Sonic um escudo de proteção
 Life Up: 1 vida
 Invencibilidade: dá temporariamente uma proteção a Sonic. Se você for atingido por um badnik, você não perderá seus anéis
 Power Sneakers: deixa Sonic temporariamente com super velocidade

Fases e Chefes

O jogo conta com sete fases distintas, cada uma com três atos, sendo que no último, você enfrentará o vilão do jogo, Dr. Robotnik. Desde lindas paisagens até labirintos secretos, Sonic terá que passar por muitos ambientes antes de deter o doutor maluco!

Fases

Green Hill Zone: a primeira fase do jogo faz prender o jogador logo de primeira! Conta com uma linda paisagem tropical, com belas árvores, loopings e passagens secretas. Colorida e com muitos detalhes, Green Hill Zone conta com momentos de muita dificuldade. É a fase histórica de Sonic!

Marble Zone: uma das fases mais diferentes do jogo, é um enorme palácio de mármore, onde seu principal inimigo será a lava que domina todos os atos. Os badniks também vão te atrapalhar bastante. Aproveite a beleza de Marble Zone!

Spring Yard Zone: a fase que podemos considerar uma das mais difíceis do jogo. Repleta de luzes e plataformas móveis e obviamente muito rebatedores, será um dos estágios mais difíceis de se terminar com 50 anéis. Fique atento por aqui!

Labyrinth Zone: depois da Green Hill, é uma das fases mais bonitas do jogo. É a primeira aventura aquática de Sonic, onde descobrimos que o ouriço não é capaz de respirar dentro d’água, o que torna a passagem pelo ambiente ainda mais difícil!

Star Light Zone: a música tranquila engana quem passa pela Star Light Zone. A fase noturna é repleta de inimigos, bombas, atalhos e gangorras. É a fase em que o jogador sente que o final do jogo já se aproxima!

Scrap Brain Zone: Sonic finalmente chega a base de Dr. Robotnik. É a zona que realmente desafia o jogador, com muitas pegadinhas, inimigos e atalhos falsos. É a única fase em que o terceiro ato não contém chefe, mas não se preocupe, o nível de dificuldade compensa a ausência do vilão.

Final Zone: o estágio final em que Sonic terminará de uma vez com os planos de Dr. Robotnik. Você não terá nenhum anel para enfrentar o vilão. Vamos combinar que ele não é tão difícil assim…


Chefes

Green Hill Zone: com muita facilidade, você conseguirá destruir Dr. Robotnik. Desvie da bola e quando a mesma estiver o lado oposto, atinja-o em sua cabine.

Marble Zone: aqui é só ter um pouco de paciência. Dr. Robotnik soltará labaredas de fogo pelas plataformas. Quando ele se aproximar, bata rapidamente e vá para outra plataforma.

Spring Yard Zone: é um dos chefes mais estranhos do jogo. Dr. Robotnik aparecerá com sua nave com uma lança acoplada na parte inferior da mesma. Ele irá destruir cada pedaço da plataforma onde Sonic está. Quando ele descer para destruir, atinja-o. Tenha muito cuidado para não cair!

Labyrinth Zone: depois da Green Hill, é o chefe mais fácil do jogo. Acompanhe Dr. Robotnik até a superfície, tomando cuidado com as lanças e bolas de fogo que serão lançadas pelas estátuas.

Star Light Zone: aqui requer um pouco de habilidade. Haverá várias gangorras espalhadas. Quando Dr. Robotnik soltar uma bola explosiva em uma delas, pule no lado oposto para que ela suba e atinja o doutor.

Final Zone: Dr. Robotnik tentará esmagar Sonic e rapidamente ele irá mudar de cabine. Para que você consiga atingi-lo é só acompanhar essa mudança, prestando bastante atenção nas bolas de energia e para não ser esmagado!

Conclusão

Sonic the Hedgehog 1 consegue proporcionar uma experiência completa de um verdadeiro e legítimo jogo do ouriço. Além do Mega Drive, Sonic the Hedgehog 1 também está disponível para computador (Steam e coletâneas), videogames atuais e para dispositivos móveis.

Não há desculpas nos tempos modernos para que você não consiga jogar o game que deu origem a um dos personagens mais carismáticos e importante do mundo dos games, sendo uma excelente opção para passar o tempo!

Sobre o autor

Hyper Sonic

Meu nome é Igor, tenho 20 anos, fundador e webmaster do site SonicEvollution.com. Presente e atuante na comunidade sônica desde 2008, através da Sonic Evollution (atualmente).