Colunas

Revisitando – Músicas da série Sonic part II

Originalmente postado no fórum Sonic Network em 07 de Setembro de 2014

Continuando a minha revisita a história musical do ouriço azul. Na primeira parte, fomos dos primórdios da série no Mega Drive/Master System até Sonic Riders/Zero Gravity.

Vamos começar, shall we? As músicas estão em link direto, só clicar para ouvir.

Next Gen?

Em sua “grande estréia” nos novos Playstation 3 e Xbox 360, a Sega deu de presente para o Sonic o infame Sonic ’06. Não preciso dizer nada além do que já foi dito sobre ele, não é?
Seguindo o que houve no Sega Saturn, a qualidade do jogo é inversamente proporcional a trilha sonora.

Mas verdade seja dita, Sonic ’06 possui uma das mais incríveis OSTs da história do Sonic. Músicas como Soleanna Castle Town, Kingdom Valley – Wind, Aquatic Base – Level 1 e In The Forest são belíssimamente compostas e dão um ar agradável a esse desagradável jogo. Enquanto que Flame Core – Volcano, Radical Train – The Chase e Wave Ocean – The Inlet te colocam no clima para encarar os bugs e glitches do jogo. Não esquecendo de mencionar a épica Solaris Phase 2, uma das melhores músicas de boss final que já ouvi. É uma versão instrumental de His World.

Edit: Decidi incluir o tema de minha “amada” #PiadaInterna

Sonic Unleashed veio com um leque mais variado de músicas, dos mais diversos estilos, para quem reclamou do monopólio do Rock na série. Acredito que seja para enfatizar a natureza “mundial” do game, já que o game se situa em vários lugares do mundo.
Dragon Road, Rooftop Run, Eggmanland Night e Windmill Isle Day servem de exemplo. Cool Edge é uma das melhores.
Ah! E vá se acostumando a Werehog Battle Theme, porque gostando ou não, você vai ouvir ela um pouco demais durante o jogo.

A dupla do Wii Sonic And The Secret Rings e Sonic And The Black Knight trazem músicas fantásticas que remetem ao tema apresentado em cada um. Em Secret Rings se destacam The Palace Threat That Was Found, Poison Spear, High And Broken, No Way Through além é claro da música tema Seven Rings In Hand.
Já Black Knight contou com mais uma participação da mítica banda Crush 40. With Me, Fight The Knight, Live Life, Sir Percival… The Knight Of The Grail, Dragon’s Lair e Knight Of The Wind foram as escolhidas numa setlist difícil de selecionar poucas.

Quando comecei a ouvir a OST de Sonic The Hedgehog 4, imaginei algo que lembrasse os clássicos de 16-bits. Não é bem o que eu esperava, mas possuí pelo menos o som “robótico” característico do velho Mega Drive. Oil Desert Zone Act 3, Sylvania Castle Act 2, The Tornado Takes Off, Sky Fortress Act 2, Mad Gear Zone Act 1 e Lost Labyrinth Act 1 só para citar algumas.

Portáteis II

Sonic Rush Adventure não seguiu seu antecessor e decidiu seguir a linha temática dos games do Wii. Ou seja, as músicas estão com um clima mais tropical e paradisíaco, típico dos cenários do game. Coral Cave, Plant Kingdom, Haunted Ship, Blizzard Peaks e Machine Labyrinth são pequenos exemplos.

Sonic Chronicles, o primeiro RPG do ouriço, trouxe músicas um pouco estranhas. Alguns remixes aqui e ali e algumas faixas originais. Angel Island, Green Hill Zone e Mystic Ruins, apesar dos nomes familiares, não tem nada a ver com as versões originais. Battle Theme 4 é a única música de destaque, na minha opinião. O que me surpreende é que as músicas aparentam ter qualidade inferior do que as presentes no GBA, lembrando que Sonic Chronicles é um game de Nintendo DS.

Fica por aqui então, a minha revisitada de duas partes do legado musical da série Sonic. São muitas músicas boas para fazer uma revisão justa, o que iria requerer diversos posts aqui. Mas acho que encerrarei por aqui mesmo.

Sim, sei que ainda faltam alguns jogos mais recentes. Ainda não tive acesso nem ao jogo e nem a OST de Sonic Lost World e Sonic Colors, talvez eles fiquem para uma revisita futura, talvez não.
E antes que me apedrejem, sei que faltou Sonic Generations e os games de corrida da série All Stars. O problema com esses casos é que a maioria de suas músicas são apenas remixes de músicas dos games anteriores, muitas inclusive que eu já citei. Então por isso os deixei de fora.

Novamente, comentem ai em baixo, dizendo sua opinião sobre as músicas da série. Se não as conhece, melhor ainda! Use esse post para ficar por dentro.
E se lembrar de mais algum game que eu não tenha citado ou alguma música que considera relevante e não foi mencionada, cite aí!

Fontes: Kingdom Hearts Insider e Sonic Stadium

Sobre o autor

Liars

Um fanático por filmes de terror e heavy metal... Ah, e Sonic claro!