Notícias

A Retro-Bit e a SEGA fecharam acordo para produção de acessórios de Mega, Saturn e Dreamcast!

A Retro-Bit e a SEGA fecharam acordo para produção de acessórios de Mega, Saturn e Dreamcast!

A empresa americana Retro-Bit e a SEGA no dia 19 de dezembro de 2017 fecharam um acordo de licenciamento para produção de gamepads e acessórios baseados no Mega Drive, Saturn e Dreamcast. Os primeiros produtos serão anunciados agora em janeiro de 2018.

O anúncio foi feito no site oficial da Retro-Bit que é uma empresa especializada em desenvolver clones de consoles antigos e acessórios para os mesmos só que dessa vez ela terá o aval oficial e ajuda da própria SEGA para produzir acessórios licenciados e totalmente compatíveis com o Mega Drive, Sega Saturn e Dreamcast.

A empresa mostrará a primeira leva de produtos que provavelmente serão controles (gamepads) com fio (compatíveis com os consoles originais e USB) e sem fio (Bluetooth) para os consoles antigos da SEGA agora em janeiro de 2018 na tradicional feira de tecnologia CES.

A promessa da Retro-Bit é produzir produtos com a mesma qualidade que a SEGA produzia em seus tempos áureos e o foco inicial será nos três principais consoles da big blue do games mas a mesma dá a entender no comunicado que o acordo é amplo o suficiente para abranger todas as plataformas da SEGA e isso inclui o Master System e GameGear por exemplo.

Por não ter sido divulgado os detalhes desse acordo alguns já fazem algumas especulações, umas plausíveis e outras não.

Especulações

A Eurogamer especula que esse acordo pode trazer “o sonho de volta”, ou seja, uma versão nova e menor do Dreamcast ou mesmo até a volta da SEGA no ramo de console, algo que os seguistas mais fanáticos sonham desde 2001 sendo um total absurdo e que não vai acontecer.

E antes de vocês me chamarem de “anti-SEGA” e “SEGA hater” temos que lidar com a realidade, nem a Retro-bit e nem a SEGA tem estrutura tecnológica e de produção e capital financeiro para construir um “Dreamcast 2” para competir com a Nintendo, Microsoft e Sony e o comunicado apesar de ser um pouco vago foi claro que o foco é fabricar acessórios baseados ou feitos para as antigas plataformas e não a criação de um novo console. Então se você ler por ai que a SEGA pode voltar ao mercado de consoles por causa desse acordo então você foi enganado pois isso é puro clickbait.

O pessoal do MeioBit aqui no Brasil foi um pouco mais pé no chão e aposta que talvez tenhamos uma nova versão em miniatura do Mega Drive ou mesmo até do Dreamcast assim como a Nintendo fez com os mini NES e SNES. É algo plausível porém temos que sonhar menos pois a SEGA não dá (e nunca deu) muito foco nesse tipo de produto e que os que ocorrem são justamente por acordos externos como esse e como o da Tectoy aqui no Brasil e não por iniciativa da SEGA.

Opinião

É uma boa notícia poder contar com novos acessórios licenciados para as plataformas antigas sendo uma boa para colecionadores e entusiastas que possuem Mega Drive, Saturn e Dreamcast possam comprar produtos que sejam de boa qualidade. Pelo menos é isso que espero, que seja produtos de boa qualidade.

Eu quero um controle oficial de Mega Drive ou Sega Saturn USB ou mesmo bluetooth compatível com PC e com jogos de Xbox. Se a retro-bit construir algo do gênero já ficarei feliz e talvez até compre um (eu sei que existe por ai produtos similares feitos nos rincões da China que não são muito bons e são difíceis de encontrar, então se existir algo do tipo mais acessível e de qualidade razoável será legal).

E quanto as especulações, é coisa de viúva da SEGA e para chamar a atenção. Tudo clickbait. Para as viuvinhas que sonham com um novo console da SEGA, é melhor aceitar que isso não vai acontecer.

Fontes: Retro-Bit, Eurogamer e MeioBit

Texto exclusivo da SonicEvollution.com

AVISO: Favor, se for repassar ou copiar este texto não faça alterações no mesmo e nos creditem, mantendo os link originais, as fontes e principalmente, um link para nosso site!

Sobre o autor

Casper

Edson A. Rodrigues, 33 anos, paulistano, formado em Ciências da Computação e um nerd/gamer desde criancinha que usa a alcunha de Casper por ser um branquelo que não vai à praia. É o webmaster do site Na Casa do Fantasma e dono do canal homônimo no Youtube e colunista/conselheiro/newswriter da S.E. :)