Colunas

Games “injustiçados”

Artigo originalmente postado no fórum Sonic Network em 28 de Maio de 2014

Com certeza existe aquele jogo que você adora, mas por algum motivo tem muita gente que não gosta nem um pouco e, algumas vezes, é um jogo que é amplamente odiado. Pensando nisso, decidi separar alguns poucos games que gosto que foram massacrados por gamers em geral e em alguns casos, críticos especializados. Na minha opinião, esses jogos mereciam uma segunda olhada.

Sonic Riders

Posted Image

Sim! E porque não começar com Sonic? Eu sei que Sonic Riders não é o mais odiado da série, mas foi extremamente xingado pelos fãs em seu lançamento. 2006 foi um ano desastroso para o ouriço (culpa adivinha de quem?), então parte do ódio caiu em cima do Riders. Eu lembro como se fosse ontem: os maiores argumentos eram de que o jogo tinha “controles muito complicados” e que “o Sonic não precisa de prancha para correr, ele pode ir a pé!”. Para quem disse isso, eu só digo duas coisas:

  • O jogo era sim um pouco difícil em termos de controle, porém não era nenhum bicho de sete cabeças. Em poucas corridas você já pegava o jeito. Quem dizia isso era porque tomava uma surra nas corridas por ser n00b e depois dizia que era difícil demais.
  • Todo mundo aqui lembra a desgraça que foi um jogo do Sonic com corredores a pé, não lembra?

Na minha opinião, Sonic Riders é um excelente spin-off, o melhor de corrida do Sonic e o verdadeiro presente de aniversário de 15 anos do ouriço.

Kingdom Hearts: Chain Of Memories

Posted Image

Sempre fui um grande fã de Kingdom Hearts, justamente porque um crossover de Final Fantasy com Disney pra mim era algo inimaginável. Hoje, já é uma série bem estruturada com um padrão de qualidade excelente. Mas volte para 2003, quando só existia apenas UM jogo da série. O segundo game da franquia foi completamente xingado por boa parte dos fãs e é até hoje meio mal visto. KH:CoM usava um sistema de batalha com cartas que é completamente diferente de seu antecessor, e isso causou um desagrado quase que unânime. Mas achei a aposta da Square válida, já que era apenas o segundo jogo da série e por isso, não existia um padrão ainda. O uso de estratégia era maior, ou seja a ação do game anterior ficou meio de lado, mas isso não é necessariamente algo ruim. E para quem diz que a história é confusa ou estranha, bom talvez você devesse parar de pular as cutscenes e prestar mais atenção, pois KH:CoM tem uma das melhores histórias da série!

Zelda II: The Adventure Of Link

Coloquei Zelda na lista pois sempre achei o que fazem com o segundo game da franquia uma sacanagem. Zelda II adota um estilo 2D de plataforma ao invés da visão isométrica do primeiro Zelda. O primeiro Zelda é uma obra prima e um dos melhores jogos do NES, então a expectativa em cima do segundo era enorme. Ou seja, está na mesma situação que o Kingdom Hearts citado acima. Não existia ainda um padrão que a série deveria seguir. É uma pena a Nintendo nunca mais ter feito um Zelda nesse estilo, pois o jogo é ótimo! O maior xingamento além das comparações com o primeiro Zelda, foi o argumento de que o jogo é muito difícil. É, isso é bem verdade, o jogo é brutal… mas maioria dos jogos do NES também eram, então não acho uma crítica muito válida.

Final Fantasy X-2

Posted Image

Marcado como a primeira sequência de um Final Fantasy, FFX-2 também é marcado por muitos fãs e até alguns da  crítica especializada como o jogo que iniciou o declínio da série. Final Fantasy X é considerado um dos melhores então como outros casos aqui dessa lista, a expectativa em cima do segundo é novamente a responsável por boa parte do ódio. FFX-2 continua a história de seu antecessor, mas no critério enredo até que ele decepciona. Mas o gameplay é variado e é um game bem mais divertido, talvez um dos mais legais da série. Grande parte do pessoal não gostou do elenco principal ser totalmente feminino, mas numa boa, pra mim isso é argumento de criança birrenta. O sexo dos personagens não importa num RPG. Porém, as comparações com FFX foram inevitáveis e ele é considerado um dos piores Final Fantasys da história. Tem um fator replay bacana, um sistema de batalha divertido, boas músicas e é um game bem produzido. Final Fantasy X-2 realmente merece uma segunda olhada dos fãs mais radicais.

Crash Bash

Posted Image

Crash Bandicoot estava em seu auge no clássico Playstation. Eis que sua criadora Naughty Dog vem a falência e deixa o mascote nas mãos da Eurocom. O resultado foi o último game do Crash lançado para PS1: Crash Bash. Chamado principalmente de cópia do Mario Party, Crash Bash até que não é muito odiado pelos fãs, mas foi detonado pela crítica. O fato de não ter nada a ver com os jogos do Crash de anteriormente foi o principal motivo. Além de ter todo o resto como gráficos, jogabilidade e músicas também detonados. Concordo que não é o melhor jogo do Crash, mas é sem dúvida um dos mais divertidos! Toda a bizarrisse do jogo é bem aplicada e acho que o jogo é um dos mais engraçados e um dos melhores de se jogar com a galera que o Playstation tem a ofereçer.

Acha esses jogos que citei como injustiçados? Ou tem algum game que você também considera que se classifica como um? Poste aí!

Sobre o autor

Liars

Um fanático por filmes de terror e heavy metal... Ah, e Sonic claro!