Notícias

Errata e Carta aberta sobre as criticas impetradas a Sala temática da Sonic Evollution no Ressaca Friends 2014

A Sonic Evollution vem a público esclarecer alguns fatos que estão causando certa polêmica nas redes sociais e nos comentários em nosso site.

O texto vinculado em “SonicEvollution apresenta sua sala temática na Ressaca Friends 2014“, que também foi distribuído pelas redes sociais e em nosso fórum foi mal interpretado e contém uma inconsistência em particular, onde esclarecemos:

A inconsistência apurada, através de comentários pelas redes sociais, em nosso site e por emails enviados por alguns visitantes, afirma que a sala da Sonic Evollution na Ressaca Friends de 2014 não é a primeira do gênero em eventos de animês, existem informações desencontradas que entre 2007 e 2011 o site PortalSonic.com já realizou algo deste tipo no Anime Friends. Partindo destas novas informações, esclarecemos:

1.º A Yamato Corporation foi a responsável pela divulgação do termo “A primeira sala de Sonic em eventos no Brasil”, expressão esta que foi cunhada de outra forma e discretamente no Press Release que encaminhamos no Projeto da Sala para a mesma, acabou sendo escolhida pela organização para ilustrar o site do evento. Não temos nenhum controle direto do que a organização do evento publica em seu site. Como forma de divulgação conjunta, a Sonic Evollution utilizou o mesmo termo empregado pela organização do evento, algo que é extremamente comum na publicidade, e para nosso julgamento, não existia nada de errado em manter a coerência entre os textos de publicidade de ambas as organizações, tanto da organizadora do evento e nós, os organizadores da sala.

2.º A Sonic Evollution (seus webmasters e outros colaboradores) desconheciam completamente a informação que outro site da comunidade teria organizado salas temáticas em outros eventos de grande porte. A comunidade de Sonic no Brasil é grande e antiga, existe desde a década de 1990, e algo do tipo ter sido feito por um site que não existe mais, em nossa visão, o desconhecimento desta informação é algo completamente compreensível.

3.º Pedimos desculpas por este erro menor, mas salientamos que tirando a inconsistência apurada acima, todo restante do conteúdo do texto anterior está correto, e ressaltamos que apesar de tudo, a Sonic Evollution continua sendo um dos sites mais inovadores da comunidade brasileira de Sonic.

4.º Algumas pessoas insistem, e isto não começou hoje, que a Sonic Evollution e seus colaboradores incitam e alimentam o ódio e a divergência na comunidade, e isto para nós é uma calunia e um projeto sistemático de desinformação. Nós aceitamos criticas e quando necessário, nos retratamos (como neste caso), e gostaríamos que outros sites e grupos da comunidade fizessem o mesmo quando recebem criticas sólidas e construtivas de nossa parte. A maioria das calunias dirigidas á nós, sempre respondemos com certa firmeza, o que para algumas pessoas é tido com rispidez, o que não é verdadeiro. A Sonic Evollution não se abaterá com estas calunias e desinformações, e nós temos princípios éticos e morais que não iremos quebrar, por isso, algumas vezes é necessário firmeza de posições.

5.º Alguns membros do antigo site Portal Sonic, que organizou salas temáticas na Anime Friends, sentiram-se profundamente ofendidos com a inconsistência acima, mas nós da Sonic Evollution também ficamos chateados por estas pessoas nos pré-julgarem de forma tão prematura e simplesmente terem concluído o pior sobre nós, já partindo para o ataque, feito, diga-se de passagem, muito mal elaborado, cheios de falácias e sofismas e nos acusando de facto de plagiadores da pior espécie. Talvez esta resposta brutal venha das desinformações impetradas por outras pessoas como falamos anteriormente, estamos estarrecidos pelas mensagens no facebook de alguns grupos em tons de ameaça. Não convém usar estes meios torpes, ao contrário do que muita gente pensa, somos pessoas de paz, e repudiamos aqui qualquer tipo de agressão, desde física até verbal.

6.º Também recebemos pedidos de para corrigir no texto, a afirmação que o Ressaca Friends é um dos maiores eventos de animes do Brasil. Alguns que comentaram em nossas redes sociais divagam que a mesma não tem esta relevância toda. Discordamos destas divagações feitas, e sim, consideramos a Ressaca Friends um dos maiores e mais prestigiados eventos de animes do Brasil. É verdade que o mesmo, por ser realizado no fim do ano e em outra localidade de São Paulo, não tem a mesma infraestrutura da Anime Friends ou mesmo da BGS, mas a Ressaca é sim relevante para o cenário nerd e otaku Brasileiro no geral, e conta com um número bastante expressivo

7.º Por fim, o texto publicado anteriormente, está sendo acusado de “prepotente”, “orgulhoso” e outros adjetivos pouco amistosos, o texto foi elaborado em conjunto pelos webmasters da Sonic Evollution e alguns colaboradores (apesar de ter sido publicado pelo UltraShadow, o mesmo não é o único autor do texto), e em nossa visão, falar de nossas próprias conquistas não é depreciativo a ninguém. Não depreciamos nenhuma outra comunidade, site ou grupo naquele texto, o mesmo foi feito aos moldes publicitários como uma espécie de texto institucional, algo comum em empresas, organizações esportivas e etc. Falar de nossas qualidades e nossas conquistas não são ofensivos, e não nos ofendemos quando outros textos desta natureza aparecem em outros locais. Afinal, como diz no velho jargão popular: “Se nós não falamos bem de nós mesmos, quem irá falar, não é mesmo?”.

8.º Sempre estaremos abertos ao diálogo, e em casos que forem necessários nos retificamos, mas não vamos nos submeter a nenhum tipo de ameaça ou ataque, e se isto acontecer, iremos nos defender com firmeza e com os métodos éticos e moralmente aceitáveis que estiverem disponíveis.

9.º O Texto anterior que está sendo retificado por esta errata, passará por algumas alterações, mas não será alterado em sua essência e muito menos excluído. Se nos orgulhamos de nossas conquistas, previsível que também reconhecemos os nossos erros, e não os varremos para debaixo do tapete!

Obrigado a Todos,

Equipe Sonic Evollution!

Sobre o autor

Casper

Edson A. Rodrigues, 33 anos, paulistano, formado em Ciências da Computação e um nerd/gamer desde criancinha que usa a alcunha de Casper por ser um branquelo que não vai à praia. É o webmaster do site Na Casa do Fantasma e dono do canal homônimo no Youtube e colunista/conselheiro/newswriter da S.E. :)